Passeios
CENTRO HISTÓRICO
A ilha faz parte do distrito de Cairú, que consta como a segunda cidade mais antiga do Brasil e abriga a Fortaleza de Tapirandu e o Pórtico do século 17 na época das invasões holandesas. A Igreja Nossa Senhora da Luz, de 1620 e a Fonte Grande, além do Farol e o Casarão, moradias, que já hospedaram o imperador D. Pedro II, datadas de 1608, também são as construções seculares encontradas na parte histórica de Morro de São Paulo.
PISCINAS NATURAIS
Para os amantes da prática do mergulho, nas águas mornas das piscinas naturais de Morro formada por arrecifes, a dica é mergulhar na segunda, terceira e quarta praia do arquipélago - mais indicadas à prática com uso de snorkel. Para os mais experientes, na primeira é possÃvel usar cilindro. Os paredões da Gamboa, os recifes do Forte e de Itatimirim também são referências à prática.
PÔR DO SOL NA TOCA DO MORCEGO
A Toca do Morcego é um local preparado para avistar o pôr do sol. Entre um jardim com vista para o mar, coqueiros, uma área de living com almofadas, mesas e cadeiras, tudo para criar o ambiente favorável para ver o pôr do sol, que também conta com trilha sonora de música ao vivo e oferece opções de drinks para relaxar. Para quem prefere outro clima, na ilha também é possÃvel vislumbrar o pôr do sol o Forte, onde fica a parte histórica da cidade.
OBSERVAÇÃO DAS BALEIAS JUBARTE
A espécie brasileira de baleia pode ser observada em visitas guiadas de barco até o ponto de avistamento. Chegando a medir até 16 metros e pesar 40 toneladas, as gigantes do mar, ensaiam as melhores coreografias aquáticas para encantar o público que vem visitar. O melhor perÃodo de avistamento das jubarte ocorre entre os meses de julho e outubro.
CAMINHADA PARA GAMBOA E PASSEIO DE BARCO
A trilha que leva até a praia da Gamboa dura cerca de 45 minutos, lá é possÃvel ter contato om uma vila de pescadores. No caminho, um banho na Fonte do Céu e, em seguida, na tradicional praia da argila. Grandes bromélias fazem parte desse cenário. Da Gamboa também saem os barcos que vão até a Ponta do Curral. Praia deserta, com grande faixa de areia recheada por um coqueiral.
PASSEIO DE BARCO
O passeio de barco mais conhecido é o Volta à Ilha, que vai para as piscinas naturais de Garapuá, depois para Moreré, na Ilha de Boipeba, onde o grupo faz uma parada para no perÃodo da tarde seguir pelo Rio do Inferno onde é possÃvel conhecer as cidades de Canavieiras e Cairu. Esse passeio leva o dia todo.
Tem quem queira também fazer o passeio pelo lado norte da ilha onde o mergulho é feito na Ilha dos Amores seguindo para a praia da Gamboa com o tradicional banho de argila e a passagem até a Coroa do Meio – um banco de areia na entrada do Canal de Taperoá – trecho da praia Ponta do Curral.
FEIRA DE ARTESANATO
A Feira de Artesanato acontece na Praça Aureliano Lima, a partir das 18h, na vila do povoado com barraquinhas vendendo vários produtos valorizando também o trabalho dos artistas locais.