Passeios
CENTRO HISTÓRICO
No passeio pelo Centro Histórico, o turista vai conhecer os casarões e palacetes em estilo neoclássico, da época do apogeu do cacau, na década de 20. A Casa de Cultura Jorge Amado, que fica no local onde o escritor viveu e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus, além do Bar Vesúvio, do romance de Gabriela e o cabaré Bataclan, atualmente um espaço cultural.
FAZENDAS DE CACAU
Ilhéus tem passeios guiados pelas fazendas de cacau, onde é possÃvel acompanhar todo o processo de vida do fruto da planta passando pela colheita à produção de chocolate. As fazendas mais conhecidas são a Yrerê e Primavera. Esta segunda, foi cenário da novela Renascer. Degustação das delÃcias o cacau, caminhadas por trilhas, passeios de charrete e a cavalo completam o tour pelas fazendas de cacau de Ilhéus.
FÃBRICA DE CHOCOLATE
Gosta de chocolate? Então quem vem a Ilhéus tem que visitar a primeira fábrica de chocolate artesanal do Nordeste, que fica oito quilômetros distante do centro da cidade. É possÃvel acompanhar todas as etapas de produção do chocolate, degustar e ainda visitar uma mini fazenda e uma lojinha pra levar as delÃcias de vários sabores pra casa.
LAGOA ENCANTADA
Para visitar a Lagoa Encantada é preciso ir de barco pelo Rio Almada. Cachoeiras, ilhas, a vila dos pescadores, fazendas de cacau e a diversidade da mata atlântica, fazem parte desse passeio cujo ápice é apreciar ao fundo da Lagoa Encantada quedas d’água que podem chegar a seis metros de altura e formam grandes fendas onde é possÃvel aproveitar o banho nas águas cristalinas. A cachoeira do Apepique é perfeita para o rapel. Os passeios partem da Praia do Jóia e o acesso é feito pela BA-001 14 quilômetros distante do centro no sentido Itacaré.
ARTESANATO
O Mercado de artesanato de Ilhéus, no centro a cidade, oferece 71 lojas de produtos para todos os gostos. Argila, cerâmica, cipó e coco são algumas das matérias primas utilizadas.
ESTRADA PARQUE
A Estrada Parque é uma grande conquista pra região. É através desse projeto que o turista é guiado de forma segura ao mesmo tempo que preserva a biodiversidade. Foi a primeira estrada ecológica do Brasil e durante pelo trajeto de 70 quilômetros é possÃvel vislumbrar praias desertas, cachoeiras, mirantes naturais, animais silvestres, manguezais e muitos cenários naturais para conhecer. Nas proximidades da Estrada Parque, restaurantes oferecem a tradicional comida baiana.