Portugues English Spanish Italian Deutsch French
Viva a Bahia

Chapada Diamantina

A Chapada Diamantina é um dos roteiros mais cobiçados pelos amantes da natureza. Composta por muitas serras onde estão os Picos do Babado, do Itobira e das Almas também é repleta dos mais bonitos cartões-postais do Brasil. São quilômetros de caminhada em meio a quedas d’água, rios vales, grutas, picos e poços. Detentora da segunda maior cachoeira do País, a da Fumaça, também exibe muitos lugares para vislumbrar o pôr do sol, boa gastronomia, hospedagens charmosas e muita história sobre o ciclo dos diamantes.

Passeios

É difícil escolher um passeio no Parque Nacional da Chapada Diamantina, mas alguns são obrigatórios para quem visita o local. Os passeios que partem de Lençóis como a vista panorâmica do Morro do Pai Inácio; observar a imensidão da Cachoeira da Fumaça; a travessia de 70 quilômetros de trekking no Vale do Pati e suas maravilhas naturais e outras atrações nos povoados de mucugê, Andaraí e Vale do Capão.

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA
É a partir do município de lençóis, considerada a cidade de partida para explorar o Parque Nacional da Chapada Diamantina com uma vasta área de 1.500 quilômetros quadrados, que os amantes da natureza vão encontrar as grutas, cachoeiras, rios, serras, platôs, entre outros atrativos, que também estão nas cidades próximas como em Palmeiras/Vale do Capão (56 km de Lençóis), Andaraí (101 km), Igatu (114 km), Mucugê (150 km) e Ibicoara (93 km – fora da área do Parque)

LENÇÕIS E VALE CAPÃO
Em Lençóis vale a pena explorar as grutas Torrinha, Pratinha e Lapa Doce; a cachoeira dos Mosquitos, o Poço do Diabo, Ribeirão do Meio e Morro do Pai Inácio. É no Vale do Capão, que fica a cachoeira da fumaça considerada a segunda maior do País (340 metros), seis quilômetros de caminhada pela vista de cima e três dias para vislumbrá-la na parte de baixo. Da Vila também partem as caminhadas para as vistas panorâmicas, que levam à cachoeira de Águas Claras (12 quilômetros) e a Andaraí, que fica no roteiro da Trilha do Vale do Pati com cinco dias de trekking. O vilarejo fica no município de Palmeiras, a 56 quilômetros de Lençóis. Do Vale Capão a Palmeiras são 23 quilômetros.

ANDARAÍ
Considerada a cidade dos garimpeiros, fica no final da trilha do Vale do Pati , onde fica a caverna Poço Azul e a região alagada chamada de Marimbus comparada ao Pantanal da Chapada por causa da biodiversidade do local. Nos passeios de canoa é possível ver jacarés, pacas, capivaras, vitória-régia e samambaias d’água. Igatu fica a 15 quilômetros, cidade histórica que abriga a mina Brejo-Verruga, ruínas, casas e alguns restauros da época do garimpo do diamante (séc. 19).

MUCUGÊ
A cidade tombada como patrimônio nacional pelo IPHAN, com ruas de pedra e antigos sobrados coloridos do século 19, abriga o cemitério bizantino. Rodeada pela Serra do Sincorá, a 900 metros de altitude, possui montanhas, grutas, cachoeiras cujo destaque é o Cachoeirão, também possui o Parque Municipal de Mucugê, onde estão expostas diversas espécies de flores. O Museu Vivo do Garimpo, também fica no local com objetos e réplica do maior diamante encontrado no mundo. Seu território compõe 52% do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Já em Ibicoara é possível visitar as cachoeiras da Fumacinha, com cem metros de queda; e a do Buracão, com vários cânions, que fazem parte do Parque Municipal do Espalhado. Outras belezas naturais que vale a pena conhecer na região são as cachoeiras do Licuri e do Rio Preto, boas à prática do rapel, o cascading, a escalada e o trekking. Produção artesanal de cachaça e café orgânico também estão entre as atrações. Ibicoara também faz parte do caminho das pinturas rupestres que vai até a cidade vizinha de Iramaia.  

Noite

As cidades que compreendem a Chapada Diamantina, matem em seus centros bares e restaurantes onde o turista sempre terá o que fazer!!!

Telefones úteis