Portugues English Spanish Italian Deutsch French
Viva a Bahia

Ilha de Boipeba

A Ilha de Biopeba é um dos destaques da Costa do Dendê, porque reúne história, biodiversidade, praias preservadas, vila de pescadores, pouca balada e banhada por 20 quilômetros de praias paradisíacas de águas claras com cenários de exuberante beleza.
Muitos turistas preferem se hospedar em Morro de São Paulo e conhecer a ilha de barcos, que tem bastante movimento na temporada. Mas para os amantes da natureza, a Ilha é o lugar perfeito!
É atrás da Ilhad e Tinharé que Biopeba se refugia dando ainda mais charme a esse roteiro de praias paradisíacas.
O nome é de origem tupi, que significa tartaruga marinha e as principais praias são a da Boca da Barra, das Pedrinhas, do Tassimirim, da Cueira, do Moreré, do Bainema e Ponta dos Castelhanos. 
Para chegar, é possível escolher por avião (taxi aéreo), lancha e catamarã - saindo de Morro de São Paulo - ou ônibus, partindo de Itaparica e Valença.

Passeios

PRAIAS

Os vinte quilômetros de  extensão de praias intocadas atrai turistas de todos os cantos. O mar azul cercado por coqueirais e as praias com acesso por caminhada e barcos que vão até as piscinas naturais, Boipeba se caracteriza por uma beleza singular. As barracas de praia oferecem as tradicionais moquecas de peixe fresquinhos e lagostas trazidos pelos pescadores da ilha. Com 10 minutos do centro da Vila já é possível vislumbrar praias semidesertas. Moreré cujo acesso é feito numa caminhada de uma hora na maré baixa é uma experiência imperdível. Coqueiros, amendoeiras e águas cristalinas completam esse cenário.

Com exceção de Boca da Barra, a praias são sempre semidesertas em Boipeba - seja em Tassimirim, a apenas dez minutos da vila; seja em Cueira, a meia hora de caminhada. E o que dizer de Moreré, acessível na maré baixa depois de uma hora a pé, emoldurada por águas cristalinas, coqueiros e amendoeiras.

Movimento mesmo apenas na praia mais próxima do centro da vila, a da Boca da Barra, ponto de parada de excursões e de concentração de pousadas. No verão, as piscinas naturasi de Moreré também costuma mficar bem movimentadas (a praia da vila, porém, está sempre tranquila). Fique atento ao atravessar os rios a pé - muitos têm pedras e ostras. Não atravesse descalço.

PASSEIO DE LANCHA

O passeio de lancha segue um roteiro: faz o contorno na ilha, parada nas piscinas naturais, segue para  a Ponta dos Castelhanos e termina na praia Cova da Onça com direito a almoço.

PISCINAS DE MORERÉ

As piscinas naturais de Moreré são bem disputadas pela diversidade de peixes e a facilidade do mergulho com snorkel. Saindo da Boca da Barra são vinte minutos de lancha. Pescadores fazem essa travessia em dez minutos para quem já está na praia do Moreré.

PÔR DO SOL NO RIO DO INFERNO

O entardecer é na praia da Boca da Barra, que pode ser visto da foz do rio do Inferno. O local reúne turistas, pescadores, crianças, reúne e as cores do pôr do sol encantam quem está na ilha.

MERGULHO NA PRAIA DOS CASTELHANOS

A praia dos Castelhanos é para os experientes que optam por mergulhar com cilindro. A  praia fica a cerca de uma hora da Boca da Barra, onde existem barreiras de corais e embarcações de naufrágio, tornando esse um dos mergulhos mais interessantes para os adeptos da prática.


Noite na Ilha de Boipeba

Oposto da vizinha Morro de São Paulo, Boipeba conserva o ar de cidadezinha do interior quando o assinto é vida noturna. A ilha é tranquila e oferece opções para quem gosta mesmo é de tranquilidade. Nas vilas e ilhas litorâneas o ponto de encontro é sempre na praça e  em Boipeba ela acontece na Praça de Santo Antônio, onde os turistas se reúnem à noite e se misturam aos moradores. Barracas oferecem quitutes baiano e variedade de opções. A feirinha de artesanato também se concentra alí. É uma cidade do interior na praia  com casinhas simples, campo de futebol e a igreja no alto.

Telefones úteis